quinta-feira, 6 de maio de 2010

Noticias: Reunião no Convento de Tomar

O grupo da Escrita do Sudeste esteve no dia 6 de Maio em Tomar, numa reunião com o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), tendo em vista o planeamento de uma exposição no Convento de Cristo, classificado de Monumento Nacional e inscrito na Lista da UNESCO como Património Mundial.

O Convento da Ordem de Cristo de Tomar pertenceu à Ordem dos Templários e foi fundado em 1162. A riqueza da arquitectura partilha traços românicos, góticos, manuelinos, maneiristas e barrocos, todas as etapas estéticas desde o século XII ao XVIII.

Embora o conjunto seja magnífico existem dois elementos que se destacam como símbolos do Convento: a Charola e a Janela do Capítulo, esta última que sendo um elo de ligação entre o exterior e o interior significa ligação, abertura e por fim comunicação que faz parte da nossa temática artística que visa unir épocas e juntar a lembrança de um passado à estética do presente.
Fotografias do Aqueduto dos Pegões que foi construído de 1593 a 1614 com a finalidade de abastecer de água o Convento de Cristo em Tomar, tem cerca 6 km de extensão e está classificado pelo IPPAR como Monumento Nacional.

Sem comentários: